quarta-feira, 15 de junho de 2011

Diário de uma loucura. 14/06/2011.

Já se passaram 14 dias desde que iniciamos a reconstrução dos carros. Tudo está correndo normalmente e dentro do planejado. O 221 está com a parte mecânica praticamente pronta. Mas dois ou três dias estará pronto. Ai ficará faltando apenas a troca das portas originais pelas de fibra e a parte elétrica.

Com a ajuda do Messias conseguimos fazer as fotos do coletor. Ontem iniciamos a construção do coletor de admissão. Este é o primeiro trabalho que fizemos em alumínio e servirá mais como um aprendizado. Mesmo assim o resultado está ficando muito bom. Fiquem com as fotos do coletor de escape.








terça-feira, 14 de junho de 2011

Diário de uma loucura. 13/06/2011

Terminamos o coletor de escape. o resultado final foi exelente! Tirei as fotos, de todos os ângulos, mas um pequeno acidente aconteceu. Derrubei a camera no chão. Quebrou, não funcionou mais. Peço desculpas pela falta das fotos, hoje providenciaremos outra.

domingo, 12 de junho de 2011

Diário de uma Loucura. 12/06/2011.

Quando decidimos reconstruir os carros, uma das coisas que decidimos que deveríamos trocar seria os coletores de escapamento. Um deles foi feito em tubo de aço 1020 e o outro, mesmo em inox, tinha os dutos finos e foi pensado para Up Grade de carro original. O coletor será todo em Inox, com curvas prontas e canos de 2 polegadas.


Flange com os dutos de 2 polegadas.


Pirâmide da Turbina


No detalhe, Solda da Pirâmide.


Solda dos dutos na flange



Amanha já vai estar pronto. Postarei novas fotos do resultado final.

sábado, 11 de junho de 2011

Diário de uma Loucura. 10\06\2011

Como diz o ditado popular, ¨esta semana possou voando¨. A idéia de elevar toda a mecânica do carro foi exelente. As três polegadas minimas de altura eram limitadas pelo Transfer Case. Agora, com a mecânica cerca de 6 centímetros mais alta, a altura minima fica limitada pela carroceria do carro, ou seja, está muito baixo.

Mas o inconveniente disso, foi que tivemos que refazer todos os calços. Alinhar Motor, Caixa e o angulo da saída do cardã perfeitamente foi uma tarefa um tanto complicada. Mas valeu a pena!


Calço da Caixa.



Como ficou montado.


Por outro angulo. Este calço, além de prender, evita a quebra a caixa.


Curvas em inox de 2 polegadas para o novo coletor de escape.




Esta deverá ser a nova posição da turbina.

E lá se foi a semana. Aos que não sabem, trabalhamos em nossos projetos somente após as 15:00 e vamos até que conseguimos trabalhar. Comprar peças, ir atrás de curvas de inox, Flanges para coletor, jateamento... enfim, isso demanda um bom tempo e tem vezes que parece que o projeto dá uma parada. Nossa meta é estar com o carro funcionando e de volta ativa até o final do mês, ou seja, apenas um mês para refazer completamente um carro.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Diário de uma loucura. 07/06/2011.

Já iniciamos a montagem do 221. O motor já foi todo revisado, bielas Pauter, novas Bronzinas Clevitte 77 e o cabeçote completo, que era  do 220, já estão montados e prontos para funcionar. Mas antes, todos os calços do motor serão refeitos. Iremos levantar toda a mecânica do carro em  6 centímetros. Com isso, o carro poderá ser mais baixo sem que as trizetas e homocinéticas trabalhem forçando



A Caixa de Câmbios ficará praticamente encostada na longarina do carro.


Um ¨trato¨ na caixa de Câmbios.


Cárter seco. Feito no próprio cárter original.


Tampa do cabeçote será branca. Falta polir as letras.




segunda-feira, 6 de junho de 2011

Diário de uma Loucura. 04/06/2011.

Hoje não houve acidente de percurso. Correu tudo conforme planejado. Tudo pintado, pronto para ser montado, esperando apenas secar bem a tinta. E é claro, depois de começar a desmontar o 221, foi dia de entrar pra dentro do carro e passar a esmiriliadeira.


Liquido de freio faz um tremendo estrago. Um preto vinílico pra proteger contra corrosão.


Ficou com cara de novo!


Recorte da longarina para encaixe da correia da Bomba de óleo externa.


O serviço no 221 por hoje foi esse. Deixar tudo pronto para montar.


Enquanto o 220 foi para a sala cirúrgica.  Acima, um pouco antes da operação.


Início da operação. Lá se foram os X das portas.


Algumas fotos estavam de péssima qualidade, hoje iremos fazer novas fotos do andamento do projeto.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Diário de uma Loucura. 03/06/2011

Um pequeno acidente de percurso nos fez mudar os planos para hoje. Deveríamos chegar em casa, pintar o cofre do motor, cárter seco, agregado... enfim, tudo o que fosse pintura estava planejado para hoje. Mas a lata de tinta secou. Fomos comprar outra aqui perto, mas não tinha a mesma que usamos. Fica para amanhã.

Bem, não ficaríamos de braços cruzados.  Adiantamos a desmontagem do 220. Demolir é com a gente mesmo. eheheheh...


Ainda estava inteiro


Cofre sem o motor, Tanque de Combustível, Bomba Magna Fuel, Dosador, Bobinas...



Agregado e balança tubular. Juntos com o setor de direção mecânico são quase 15 kg a menos.


Portas em fibra, Estas irão para o 221, enquanto novas portas serão feitas para o 220.


Este era o assoalho do 220.


Interior completamente desmontado.


Cofre completamente desmontado.


Por fim, o carro desmontado. Falta apenas retirar o agregado traseiro.

Por hoje é só pessoal!

Diário de uma Loucura. 02/06/2011

Na tarde de ontem não conseguimos trabalhar no carro. Consegui uma aula particular de Solda em Alumínio. Gostaria de agradecer ao Estevão, professor de solda do Senai Soldagem em Canoas.

Esta aula será de grande valia para podermos fazer o coletor de admissão e também a Pressurização dos carros.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Diário de uma Loucura. 01/06/2011.

Escolhi este título porque qualquer pessoa que acompanhar este blog pelos próximos meses certamente iram nos chamar de loucos. Abaixo os 3 GSX funcioando, pouco antes de entrar na linha de desmontagem!





Pois bem, a idéia é juntar o que temos de melhor nos dois carros e colocarmos tudo em apenas um deles. Depois que este carro estiver pronto, iremos construir um chassi tubular para o segundo carro. De quebra, nosso carro de rua ganhará devolta seu motor forjado.


Motor e caixa do 220. Enquanto o 221 está pronto para iniciarmos o serviço.



Antes de ser desmontado.


1 hora depois já estava assim.

O motor do 221 estava limitado em 600 hps. A Bullseye 258 entrega os 600 hps com 40 psi. As bielas Eagle dão total confiabilidade também nesta faixa. Os bicos originais aliados a outros 4 bicos de 1500cc  em parceria com a Bomba OBX trabalham quase no limite. Ou seja, para ultrapassarmos a casa dos 600 hps precisamos de uma geral no motor.

Um mix dos dois motores foi a soluçao encontrada. Bielas Pauter, comandos stage 4, tuchos mecânicos, molas hight pressure e pratinhos de titânio, bomba de combustível Magna Fuel, Bullseye 362  e bomba de óleo externa de 5 estágios,  que estavam no motor do 220, foram parar no motor do 221.


recorte na longarina para acomodar a bomba de óleo externa.  

Iremos atualizando diáriamente este post. Acompanhem!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

9.858 @402 metros.

Foi um longo caminho até chegarmos aqui. Muitas vezes tudo parecia estar pronto, bastava apenas que tudo funcionasse perfeitamente e o tempo na casa dos 9 segundos seria alcançado. Apenas parecia. Muitas modificações foram necessárias para chegar a um setup que permitisse alcançar este tempo.Tudo precisava ser testado previamente para serem ajustadas e muitas vezes estas modificações acabaram não dando certo precisando serem refeitas. O regime de rotação e cavalaria a que o motor era submetido insistia em danificar as bronzinas. O problema maior estava na lubrificação do motor. Para resolver este problema importamos uma bomba de óleo externa de 5 estágios. Após tudo instalado e funcionando chegou a hora de testar na pista. Para isso contamos com o apoio do pessoal do autódromo de Tarumã, que nos permite fazer testes nas Quartas a tarde. Com isso, problemas que aconteciam durante as competições foram resolvidos previamente.

Nas noites de Sexta acontece o Racha Tarumã que agora conta com sistema de cronometragem e tornou-se o lugar ideal para acertos. Logo na primeira Sexta que fomos ao Racha constamos que a suspensão traseira precisava ser mais firme. Para isso contamos com a ajuda do nosso amigo Alex da Amortecar. Ele refez amortecedores, colocou novas molas, acertou a geometria, alinhamento e deixou tudo funcionado perfeitamente.

No dia 27 de Janeiro foi realizado o primeiro Open Day do ano no Velopark. Lá fomos nós com nossos dois carros. O 221 já estava mais do que testado, é exatamente o mesmo carro do ano anterior. Nosso 220 enfim estava pronto para andar e pela primeira vez havia passado por testes previamente.

Na primeira passada pela pista, após arrancar, algo parecia estranho, o motor ficava cortando. O problema estava entre o volante e o banco. Acabei não soltando o botão da Two Step, quando me dei conta disso, ao soltar o botão, levei um belo empurrão, foi apenas trocar as marchas e o carro ganha velocidade muito rapidamente. Ao final dos 402 metros, pela primeira vez acionei o Para-Quedas. Cheguei a me assustar do tranco que levei, funciona mesmo! Ainda assim, o timeslip mostra parciais excelentes de alta.

Verificamos tudo, abastecemos e após um tempo para o motor esfriar, voltei a pista. Com muito cuidado aqueço os pneus M/T 24,5 X 8, alinho o carro e espero pelo verde para arrancar. A primeira marcha vai aos cortes antes mesmo de passar pela marca do 60ft, a segunda e a terceira é engolida antes dos 201 metros. Fico com um olho na pista e outro no placar que estampa a marca de 6.587. A partir daí foi apenas pé no fundo e como já estava preparado para o tranco do Para-Quedas, não tive surpresa. Finalmente a casa dos 9 segundos estava rompida. Foi muito legal todos os amigos e colaboradores comemorarem como se fosse uma meta deles também. Para não dizerem que foi por acaso, ainda aceleramos mais duas vezes e nas duas baixamos um pouco o tempo, terminando com a melhor marca de 9.858. Levamos a categoria 4 cilindros turbo.
Após ganhar o troféu, foi informado que apenas os campeões das 4 categorias estariam classificados para o Bracket Racing. Esta é uma modalidade de competição que não gostamos. Trata-se de uma competição de regularidade. Você estabelece o tempo que irá virar, seu oponente também. O que tem tempo maior, larga antes, o que tem tempo mais baixo larga depois. Quem fizer o tempo mais próximo, sem baixar, leva. Como havia ficado a vontade de acelerar mais vezes, decidi participar, afinal seriam apenas uma ou duas passadas no máximo. Esperar para largar depois chega a dar uma aflição. Ver o carro ao lado indo embora, e após ser atropelado foi uma experiência única. Ao final das duas passadas, acabamos vencendo também o Bracket e levando uma graninha pra casa.


Não vejo a hora de voltar a pista. Andar com mais pressão na turbina, deixar a largada menos conservadora, assim baixar a marca dos 60ft e quem sabe uns 80 ou 100 cavalos de nitro para os últimos 200 metros.